terça-feira, julho 12, 2011

NOME Cloud Chair SOBRENOME Lisa Widén


 Lisa Widén, nasceu na Suécia e se formou em 2006 pela Beckmans College of Design. Em parceria com a designer Anna Irinarchos, formaram a WIS Design, onde trabalham o lúdico em seus mobiliários, interiores e gráficos, para ver mais clique aqui.
Lisa criou a Cloud Chair, Cadeira Nuvem, uma poltrona reclinável, onde o acento pode virar encosto e vice-versa. Deslisando por um trilho escondido no estofado, pode atender desde os mais altos aos baixinhos. Lisa quer passar a sensação de ser capaz de descansar em uma nuvem. "Meu objetivo era criar uma cadeira estofada que seria confortável para todos, uma cadeira reclinável que se adapta  ao corpo do usuário, e não o contrário", diz Lisa Widén.






quinta-feira, abril 14, 2011

NOME Joaquim SOBRENOME Tenreiro


Joaquim Tenreiro (1906-1992), é considerado o pai do mobiliário moderno no Brasil por inserir em um mercado com tendências a um móvel português (inapropriado para o clima tropical do Brasil), um móvel realmente brasileiro.


Filho e neto de marceneiro e profundo conhecedor da madeira, Tenreiro usou jacarandá, pau-marfim, roxinho, cedro, vinhático, perobinha do campo e amendoím, entre outros. Como trabalhava com vários tipos de madeira, pôde explorar a diversidade cromática das madeiras brasileira.
Usava a palhinha em suas peças, que agregavam conforto e funcionalidade, admiráveis pela sobriedade e beleza das suas formas.















Quem não se encanta com esta aqui em baixo?

terça-feira, março 29, 2011

NOME Loveseat Clicquot SOBRENOME Karim Rashid.


Uma nova forma de sentar. A Poltrona Loveseat foi criada para a marca de champagne Veuve Clicquot, que sempre faz parcerias com designers renomados do mundo todo para lançar objetos de desejo. Duas enormes pétalas de rosa voltadas uma para a outra sob um pedestal cromado com um balde de gelo para a champagne Veuve Cliquot Rosé. Objeto de consumo e obra de arte, simplesmente basta observá-la.
Para quem quiser, ela está a venda por 10.000 dólares. Gostou??






quarta-feira, fevereiro 09, 2011

NOME Pierre SOBRENOME Paulin




Pierre Paulin (1927-2009) nasceu em Paris, França, e é um dos mais importantes designers do século 20. Foi em 1952, na empresa Thonet, que ele começou a aperfeiçoar o uso de novos materiais como espumas, metais, plásticos e couro em seus mobiliários. Porém somente em 1956 é que seus móveis foram produzidos na empresa Artfort.





Para mais informações clique aqui..

NOME Dima SOBRENOME Loginoff




Dima Loginoff nasceu em 1977 em Moscou e se formou em 1997 no College of Hairdresser`s Art . Trabalhou como estilista, mas sempre gostou de design de interiores, então em 2008 se formou também na Intenational Design School in Moscou. Varias de suas peças foram premiadas e Dima Loginoff foi considerado pelo segundo ano consecutivo como o “Designer Jovem do Ano” pela Elle Decoration International.
Luminárias, cadeiras, poltronas e chaises.. Confiram:




Para quem gostou e quer saber mais: clique aqui


sexta-feira, fevereiro 04, 2011

NOME Masanori SOBRENOME Umeda


Masanori Umeda nasceu em 1941 no Japão e se formou em 1962 na Escola Kuwasawa. Trabalhou como consultor para Olivetti até 1979, quando se voltou para o pós-modernismo, movimento de oposição às idéias vigentes. Em 1990 desenhou suas mais famosas produções: Getsuen Chair, Rose Chair e Soshun Stool onde nestas peças o enchimento de espuma de poliuretano esconde a estrutura de aço que realmente faz as formas das pétalas, e a Anthurium Small Table feita em madeira com acabamento em laca.


 


Em cada peça de Masanori Umeda tem a presença do lúdico do pós-moderno, com cores fortes e formas com inspiração ou cópias da natureza. São peças que vieram para romper com as linhas retas e o branco da Bauhaus durante a modernidade. 
Estas peças são vendidas hoje pela Edra quem se interessar: http://www.edra.com/

terça-feira, fevereiro 01, 2011

NOME Guto SOBRENOME Indio da Costa


Reconhecido mundialmente como um dos destaques do design brasileiro, estudou Desenho Industrial no Rio de Janeiro, e se formou na Suiça no Art Center College of Design. Sempre com o ideal de produzir peças com qualidade, de baixo custo e  com resultados inovadores usando materiais recicláveis e que consumam o mínimo de energia. Guto Indio da Costa é sócio diretor da Indio Costa Design, no Rio de Janeiro e autor de várias peças premiadas e produzidas para diversas marcas como E-Dako, Arno, Pial Legrand, Itautec, Spirit, Aladdin, 3M, Springer, entre outras.



Inovação é uma das palavras de ordem no trabalho de Guto Indio Costa: "Antes de tudo pela inovação. Não vejo porque criar um produto que já é encontrado no mercado. Para que seja uma inovação completa, é preciso que haja diferenciais em três áreas: técnica, que pode ser uma maneira mais inteligente de uso ou uma simplificação; funcional, que torne o uso do produto mais prático; e estética. Uma criação que atenda a esses três quesitos é a que considero muito bem sucedida.
Para mais informações sobre esse designer: http://www.indiodacosta.com 

segunda-feira, janeiro 31, 2011

NOME La Chaise SOBRENOME Charles e Ray Eames




Meu sonho de consumo?? LA CHAISE de Charles e Ray Eames com colaboração de Eero Saarinen. 

Inspirada na obra de Salvador Dalí "Atavistic Ruins" e na escultura "Floating Figure" de Gaston Lachaise, que inspirou também seu nome, La Chaise foi projetada para participar da "International Competition for Furniture Design" do Moma - Museum of Art de Nova Iorque em 1948, em fibra de vidro moldada a frio com pintura automotiva PU, estrutura em aço polido e base em madeira ipê envernizada. Uma concha elegante que permite que duas pessoas sentem ou uma se deite.


O casal de Ouro do design americano no pós-guerra, que tinha como objetivo criar móveis acessíveis e democráticos, não levou o prêmio devido ao caráter do concurso de incentivo à produção industrial no pós-guerra, já que a La Chaise foi considerada cara para ser produzida naquele momento, mas mesmo assim os jurados a definiram como "impressionante, de boa aparência e inventivo"


Linda não é?? 

domingo, janeiro 30, 2011

NOME Renata SOBRENOME Moura


Renata Moura é formada pela PUC-PR à apenas 9 anos e se especializou em Design Emocional, o que realmente faz diferença no trabalho da designer. "Atravéz das minhas criações, pretendo levar boas sensações, levar peças que alegrem a vida das pessoas. Gosto de criar produtos que despertem a vontade de tocar, abraçar, que iniciem conversas, façam as pessoas abrirem sorrisos e , principalmente, remetam a lembranças da infância e da casa da avó." declara Renata Moura, que demosntra este caráter de dedign emocional. 
São peças lúdicas e o mais interessante é que são peças que dão ao usuário diversas possibilidades de uso, cada um usa de acordo com suas vontades exercitando a criatividade. E tanta criatividade não poderia deixar de ser reconhecida, varias peças Renata Moura  foram premiadas em concursos mundo a fora.



Atualmente Renata Moura continua desenhando novos móveis para a marca Renata Moura e para outras marcas. Para quem gostou e quer saber mais, tem uma entrevista super legal com ela no site da Revista Coza: http://www.coza.com.br/revista/2009/04/puxamos-pra-conversa--renata-moura-
e ainda mais informações em: http://www.renatamoura.com/ e em : http://renatamouradesign.blogspot.com/.
Até o próximo post..

quinta-feira, janeiro 27, 2011

NOME Sergio SOBRENOME Rodrigues



 Nasceu  em 1927, e em 1952 se formou na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro (hoje a FAU/UFRJ). Em 1955 fundou a Oca, que funcionou até 1977, eram uma loja/galeria, que posteriormente foi ampliada e passou a ser uma indústria. Para mim o nome Oca diz tudo sobre Sergio Rodrigues, afinal ocas eram as 'casas' dos índios, e tem alguma coisa que represente melhor a brasilidade do que as ocas?? E é esse o conceito arraigado a todas as produções de Sergio Rodrigues, a BRASILIDADE, a busca pela essência brasileira.


O uso da palhinha, o couro e a madeira de lei como o jacarandá fazem parte das peças de Sergio Rodrigues que  nos anos 50 completaram a arquitetura de Lúcio Costa e de Oscar Niemeyer, com o mesmo caráter inovador das construções.

Em 1957 quando projetou a Poltrona Mole, também conhecida no exterior como Poltrona Sheriff ou Ipanema, teve seu nome escrito no cenário mundial. Foi premiada na IV Bienal Internacional do Móvel em Cantu, Itália, em 1961, se tornou obra permanente no acervo do MoMa, Nova York, foi incluída entre os 30 melhores assentos do século e foi adquirida por pessoas como o presidente americano John Kennedy e pela Rainha Elizabeth da Inglaterra.


Pra mim a mais linda e expressiva é a Poltrona Chifruda, que foi feita em 1961, apenas um exemplar que foi comprada para presentear um filho e só agora em 2008 ela reapareceu e Sérgio Rodrigues pediu que fosse produzida. 

Sem dúvida ele é fantástico e nós ainda temos muito o que aprender com ele e nos inspirarmos nele. Para quem estiver interessado em  mais informações: http://www.sergiorodrigues.com.br/.
Espero que tenham gostado e aguardem o próximo post. Alguma sugestão??

quarta-feira, janeiro 26, 2011

NOME Cláudia SOBRENOME Silva Guimarães

Finalmente a primeira postagem do Blog!! Demorei muito para conseguir e até que enfim o primeiro post..


Apresentações: Oi, meu NOME é Cláudia, SOBRENOME Silva Guimarães e eu sou estudante de Design de Interiores na Universidade Federal de Uberlândia. Fiz este blog para falar de pessoas e coisas que valem a pena ver e saber um pouco mais, e para discutir sobre estas. Quero falar o que penso e estou aberta a saber o que você pensa, se você discorda de mim, comente e vamos discutir até chegarmos a um acordo... rsrsr 


Espero que gostem..

Abçs