terça-feira, fevereiro 07, 2012

NOME Villa Le Lac SOBRENOME Le Corbusier


Nome Villa le Lac Sobrenome Le Corbusier.  Está localizada em uma estreita faixa de terra às margens do Lago de Genebra, cercado pelo vale do Ródano e os Alpes em Corseaux, na Suíça. Seu endereço é 21 route de Lavaux, Corseaux 1802, em Vevey, na Suíça.



Uma casa pequena (Petite Maison Corseaux), feita para os pais de Le Corbusier, foi construído entre 1923-1924 pelos planos de Le Corbusier e seu primo, Pierre Jeanneret. O projeto do edifício foi desenvolvido antes de escolher o terreno. E o projeto parece que foi realizado sem referência a qualquer local, pois é compatível a qualquer espaço. No entanto, a questão da localização não é trivial, já que houve o grande casamento entre a arquitetura e a paisagem.




Este é o primeiro exemplo da arquitetura moderna de Le Corbusier, na Suíça. A Villa Le Lac pode ser vista hoje como um verdadeiro exemplo da arquitetura moderna que viria a surgir pouco depois de Le Corbusier. A casa é pequena e reúne três dos "cinco pontos de uma nova arquitetura": o terraço jardim (início de uso para o terraço); a planta livre (paredes livres de estrutura, dando flexibilidade para o espaço interno) e o conceito de máquina de viver, que começa a ser delineada nesta casa, ou seja, a preocupação rigorosa com o uso e a proporção de plantas livres, graças à estrutura de concreto armado e a importância de um plano funcional.


A construção de tamanho modesto (64m2) é um marco significativo na reflexão de Le Corbusier sobre o espaço interno e a paisagem, já que as construções dele eram sempre grandes, sendo uma nova discussão de Le Corbusier.
Na faixa costeira onde a casa foi construída, Le Corbusier fez um jardim delimitado por muros, onde ele define como "uma câmara de vegetação, dentro de uma sala verde constante": um pequeno pedaço de grama, uma árvore enorme e uma janela quadrada que limita a visão da paisagem, o Lago Genebra e os Alpes, em uma espécie de antítese com relação ao design utilizado na casa, como se quisesse enfatizar sua audácia.


A Villa Le Lac é o primeiro prédio moderno de Le Corbusier na sua Suíça natal, e foi nela que ele usou pela primeira vez uma janela horizontal, que tem de 11 metros se abre para o sul, oferecendo luz e paisagem para a sala principal, Ao mesmo tempo, é a única abertura na fachada de 16 metros. No interior, a janela permite a entrada de uma luz generosa, apagando cantos escuros e eliminando as sombras.
É uma das construções brancas de Le Corbusier, que traduz de forma delicada alguns dos principais conceitos do arquiteto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário