quinta-feira, janeiro 27, 2011

NOME Sergio SOBRENOME Rodrigues



 Nasceu  em 1927, e em 1952 se formou na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro (hoje a FAU/UFRJ). Em 1955 fundou a Oca, que funcionou até 1977, eram uma loja/galeria, que posteriormente foi ampliada e passou a ser uma indústria. Para mim o nome Oca diz tudo sobre Sergio Rodrigues, afinal ocas eram as 'casas' dos índios, e tem alguma coisa que represente melhor a brasilidade do que as ocas?? E é esse o conceito arraigado a todas as produções de Sergio Rodrigues, a BRASILIDADE, a busca pela essência brasileira.


O uso da palhinha, o couro e a madeira de lei como o jacarandá fazem parte das peças de Sergio Rodrigues que  nos anos 50 completaram a arquitetura de Lúcio Costa e de Oscar Niemeyer, com o mesmo caráter inovador das construções.

Em 1957 quando projetou a Poltrona Mole, também conhecida no exterior como Poltrona Sheriff ou Ipanema, teve seu nome escrito no cenário mundial. Foi premiada na IV Bienal Internacional do Móvel em Cantu, Itália, em 1961, se tornou obra permanente no acervo do MoMa, Nova York, foi incluída entre os 30 melhores assentos do século e foi adquirida por pessoas como o presidente americano John Kennedy e pela Rainha Elizabeth da Inglaterra.


Pra mim a mais linda e expressiva é a Poltrona Chifruda, que foi feita em 1961, apenas um exemplar que foi comprada para presentear um filho e só agora em 2008 ela reapareceu e Sérgio Rodrigues pediu que fosse produzida. 

Sem dúvida ele é fantástico e nós ainda temos muito o que aprender com ele e nos inspirarmos nele. Para quem estiver interessado em  mais informações: http://www.sergiorodrigues.com.br/.
Espero que tenham gostado e aguardem o próximo post. Alguma sugestão??

Um comentário:

  1. Claudinha adorei o post... muito interessante...
    e pricipalmente a chifruda linda mesmoo...

    ResponderExcluir